Nenhum comentário ainda

Como pode um adolescente ser maduro na fé?

         Como pode um adolescente ser maduro na fé?

 

    A palavra “adolescência” tem origem no latim, onde ad = “para” e olescere = “crescer”. Portanto, adolescência significa literalmente “crescer para”. Esse termo é alinhado com o processo da fase, que reúne transformações físicas, adaptação psicológica, familiar e social. Entretanto, o adolescente cristão não vive esse período apenas para crescer fisicamente, mas também deve se empenhar para o seu desenvolvimento espiritual.

   Em primeiro lugar, o amadurecimento religioso é um processo muito importante nesse tempo. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente a fase é compreendida entre 12 e os 18 anos de idade. Essa deve ser aproveitada para analisar as escrituras sagradas e colocá-las em prática, pois assim os indivíduos dessa faixa etária formaram pensamentos maduros e concretos, sendo capazes de apresentar razão de sua fé em Jesus. Além disso, observarão os erros e acertos de homens e mulheres usados por Deus, podendo fazer suas escolhas confiantes nos resultados daqueles que já fizeram no passado.

   Outrossim, o fortalecimento na leitura bíblica, em oração e jejum, produz um adolescente responsável conhecedor de sua identidade e propósito de vida, tornando-se um exemplo de indivíduo aos que compartilham a mesma fé como também a sociedade.

   Paulo em uma de suas cartas à igreja de Corinto alertava sobre a seriedade de ser uma referência do evangelho quando escreve, “vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” O menino e a menina que entende essa mensagem percebe o quanto suas ações trarão consequências boas ou ruins não só à sua vida mas também a representação da igreja, que é “lida” constantemente pelo mundo.

   Portanto, é importante compreender que a fase de crescimento pode sim ser proveitosa e exemplar. Para que isso aconteça, os líderes eclesiásticos devem incentivar as moças e rapazes a participarem da EBD, onde estudarão os livros da bíblia, e organizarem palestras orientando-os sobre a fase em que eles estão passando.  Além disso, cabe a cada adolescente buscar o Espírito Santo para que tenham um relacionamento saudável com Deus e sejam sensíveis a suas direções. Só assim conseguirão ser Jovens maduros e darão um verdadeiro sentido ao significado “crescer para”.

 

 

              Emanuelle Ramalho Pacheco de Almeida

                     Líder de Adolescentes – Professora EBD

Publicar um comentário